ADR
É o nome do Tratado Europeu sobre mercadorias perigosas.
As categorias previstas na classificação do ADR são nove, com algumas subdivisões.
Contém regulamentos relacionados com a embalagem, fixação da carga e rotulagem de mercadorias perigosas.
Classe 1 Matérias e objectos explosivos
Classe 2 Gases
Classe 3 Líquidos inflamáveis
Classe 4.1 Matérias sólidas inflamáveis, matérias auto-reactivas, matérias que polimerizam e matérias explosivas dessensibilizadas sólidas
Classe 4.2 Matérias sujeitas a inflamação espontânea
Classe 4.3 Matérias que, em contacto com água, libertam gases inflamáveis
Classe 5.1 Matérias comburentes
Classe 5.2 Peróxidos orgânicos
Classe 6.1 Matérias tóxicas
Classe 6.2 Matérias infecciosas
Classe 7 Matérias radioactivas
Classe 8 Matérias corrosivas
Classe 9 Matérias e objectos perigosos diversos
Agente comercial de expedição e logística
Os agentes comerciais de expedição e logística são os empregados de empresas de expedição e logística. Organizam o envio de mercadorias, assim como o seu armazenamento e transbordo e são responsáveis pela venda de serviços de transporte/logística.
Bolsa de armazéns
Uma bolsa de armazéns é um motor de busca de armazéns que serve para a intermediação de espaços e superfícies de armazenagem disponíveis.
Cabotagem
Quando uma empresa estrangeira presta serviços de transportes remunerados num determinado país (Estado da UE).
Caução Global para Desalfandegamento
Garantia emitida por entidade financeira, serve para garantir perante a Administração Aduaneira o pagamento da dívida aduaneira dos seus Clientes, que abrange a totalidade dos valores dos direitos, imposições fiscais e IVA, inerentes a todas as importações efetuadas durante um período de globalização de um mês.
Cross Trade Global
Quando a carga é movida entre a origem e o destino sem que ela entre no país onde o remetente está registrado, é designado como comércio cruzado.
DME
É a Declaração de Mercadoria para Exportação. Um documento emitido pelo armazém alfandegado de exportação após a entrada das mercadorias em armazém.
Documento de consignação
É um documento que acompanha a mercadoria, elaborado pelo remetente.
FDA
Necessário para todas as instalações que fabricam, processam, embalam ou armazenam alimentos, bebidas ou suplementos alimentares que possam ser consumidos nos Estados Unidos por seres humanos ou animais.
FCL
Indica que o exportador tem uma carga suficiente para lotar o contentor sozinho. No entanto, também pode significar que mesmo não tendo carga suficiente, quer que sua mercadoria seja carregada e transportada sozinha.
Guia
Com uma guia de remessa, a empresa de transporte comunica antecipadamente ao destinatário a hora de chegada aproximada da viatura, a quantidade de artigos com discriminação do peso ou do volume, para que no local de descarga sejam efectuados os preparativos.
Hub
Um Hub é um local central de transbordo, no qual se acumulam correntes de mercadorias e são triadas e transbordadas conforme as regiões alvo em todas as direcções.
IEC
São os Impostos Especiais sobre o Consumo e trata-se de libertar da ação aduaneira de mercadorias sujeitas a Impostos Especiais sobre o Consumo.
O número IEC é o número atribuído pela AT/Alfândega a operadores económicos que exercem atividade no âmbito dos impostos especiais de consumo.
De uma forma genérica, uma empresa que se dedica a uma atividade de comércio a retalho não terá, em princípio, nenhum estatuto IEC.
Intrastat
Sistema de recolha de dados referentes ao comércio intracomunitário ao qual são declarados, para registo, os movimentos de mercadorias transacionadas entre os vários Estados Membros da União Europeia. Em Portugal a entidade competente para o efeito de controlo e tratamento desses dados é o INE – Instituto Nacional de Estatística.
LCL
Indica que o exportador não tem carga suficiente para encher o contentor e, por isso, deseja compartilhar o transporte. Assim, evita pagar por um espaço que não utilizará.
Mercado das relações contratuais
Mercado das relações contratuais é o mercado onde se celebram contratos de longo prazo relativos a serviços logísticos complexos.
NVOCC
Serviço regular e especializado de grupagem de e para todo o mundo.
Os NVOCC’s atendem às empresas que possuem pequenos lotes para serem transportados, sendo responsáveis pela unitização da carga fracionada que recebem para transporte.
Tailor-Made
Contamos com os profissionais e a tecnologia necessária para prestar serviços específicos, 100% adaptados às necessidades do cliente, de forma a satisfazer as suas necessidades logísticas e de abastecimento.
T1
Transporte em regime de trânsito
Para cargas de importação, com garantia própria.